Se você gosta de uma boa aventura, conhecer novas culturas e fazer amizades, aí vai uma boa idéia para 2014: Sair pelo mundo de bicicleta.

bike-ubatuba-hostel
60 Kg de bagagem, haja folego nas subidas!

Esta semana passou no Tribo hostel em Ubatuba,  o alemão Andreas Koehler (Andy), que trabalha como  gerente de serviços em uma grande companhia de tecnologia e resolveu tirar férias prolongadas para  viajar de bicicleta por toda a América do sul. Pudemos compartilhar um pouco de seus planos e confesso a vocês que deu vontade de pegar minha bicicleta e ir junto.

Seu roteiro começou no Rio de Janeiro e seguirá até Buenos Aires, onde pretende passar o natal, depois seguirá de avião até o Ushuaia – Argentina, pois quer começar de lá no verão e subirá de bicicleta até a Colômbia.  Fizemos um calculo usando o Google maps e achamos que ele deverá rodar entre 12 e 15mil km.
Uma coisa é verdade, tem que ter coragem para encarar uma viagem como esta. Andy comentou que antes de sair da Alemanha estava bem receoso de vir ao Brasil, pois ouvia muitas notícias sobre o quão perigoso é aqui, entretanto, após alguns dias no Rio de Janeiro, percebeu que os avisos que ouviu em casa eram exagerados e ficou surpreso com a animação e hospitalidade dos brasileiros. Claro, que ele toma suas precauções, como evitar viajar a noite, perguntar aos locais se há alguma área que deve ser evitada e demais cautelas que devemos tomar em qualquer lugar do mundo quando ainda não conhecemos a área.

 

Mas Andy nos confessa que um medo ainda não conseguiu se livrar: Cobras!!! E do Rio de janeiro para Ubatuba já passou por duas.

 

Paisagens de Ubatuba
Paisagens de Ubatuba

 

De onde veio esta idéia?

Era um sonho antigo que desenvolveu após seu serviço militar em uma viagem de mochilão pelos Estados Unidos, lá decidiu começar a fazer viagens pelo mundo, mas não de ônibus ou avião, decidiu viajar de bicicleta.

E antes de fazer este tour pela América do Sul Andy já rodou bem, ele foi de Portugal até a Turquia pedalando. Em 10 semanas, percorreu 6400 km.

bike-hostel-ubatuba

E o que este Alemão está comendo pra pedalar tanto assim? 
Andy relata que quando chegou ao Brasil, ficou fascinado pelas iguarias dos quiosques de praia, principalmente por pastel e caldo de cana. Além da facilidade de encontrar era rápido e gostoso, mas depois de alguns dias, percebeu que com esta alimentação seu ritmo e disposição estavam diminuindo, pois  ficava cansado com mais facilidade, então decidiu seguir um novo cardápio a base de muita salada, frutas, líquidos e tigela de açaí.

Além disto, passou a regular melhor os horários de suas refeições para evitar longos períodos sem comer.

espaguete-tribo-hostel
Espaguete com legumes.

Por enquanto é isto, estamos esperando mais novidades do Andy para acompanhá-lo nesta viagem incrível pela América do Sul.